Câmara protocola pedido de suspensão de Marcel van Hattem e mais quatro deputados

[ad_1]
Na justificativa, a Mesa Diretora afirmou que a conduta dos parlamentares configurou desrespeito à autoridade da presidência e tentativa de impedir o funcionamento regular da Casa
A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados protocolou, nesta sexta-feira (8), uma representação pedindo a suspensão do mandato de Marcel van Hattem (Novo-RS) e outros quatro parlamentares por um período de até seis meses. A medida foi tomada após o grupo se recusar a deixar a cadeira da presidência da Casa e a Mesa Diretora durante a retomada das sessões, na última quarta-feira (6), em meio à ocupação do plenário organizada por deputados da oposição bolsonarista.
Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados / Porto Alegre 24 horas
Além de van Hattem, a representação atinge Julia Zanatta (PL-SC), Marcos Pollon (PL-MS), Camila Jara (PT-RS) e Zé Trovão (PL-SC). O pedido segue para análise do Conselho de Ética da Câmara, que decidirá nos próximos dias se aplicará a punição. Caso aprovada, a sanção impede o exercício do mandato pelo período estabelecido e resulta na perda de salário, gabinete e cota parlamentar.
Na justificativa, a Mesa Diretora afirmou que a conduta dos parlamentares configurou desrespeito à autoridade da presidência e tentativa de impedir o funcionamento regular da Casa. Segundo o regimento interno, esse tipo de comportamento caracteriza falta de decoro parlamentar, como já ocorreu em casos recentes envolvendo Gilvan da Federal (PL-ES) e André Janones (Avante-MG), suspensos por três meses.
[ad_2]
Source link









