Trump anuncia que encontro com Putin acontecerá em 15 de agosto no Alasca | Mundo

[ad_1]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (8) que seu aguardado encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, acontecerá em 15 de agosto no Alasca, onde devem discutir um acordo de cessar-fogo na esperança de encerrar a guerra na Ucrânia.
“O tão aguardado encontro entre mim, como presidente dos Estados Unidos da América, e o presidente Vladimir Putin, da Rússia, acontecerá na próxima sexta-feira, 15 de agosto de 2025, no grande Estado do Alasca”, anunciou Trump em uma publicação na sua rede social Truth. “ Mais detalhes serão divulgados em breve.”
Mais cedo, durante uma cerimônia na Casa Branca para assinatura de um acordo de paz entre Armênia e Azerbaijão, Trump disse acreditar que “estamos muito perto” de um acordo de paz, mas indicou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pode não estar envolvido no encontro.
A reunião presencial com Putin representa uma aposta de alto risco para o presidente dos EUA, que, durante a campanha, prometeu encerrar rapidamente a guerra, mas viu seus esforços serem repetidamente frustrados.
A Ucrânia teme ser marginalizada pelas negociações diretas entre Washington e Moscou. Nesta sexta-feira, Zelensky afirmou que Kiev e seus aliados compartilham o entendimento de que, agora, é possível alcançar ao menos um cessar-fogo, dependendo da pressão sobre a Rússia.
Em seu discurso noturno à nação, o presidente ucraniano afirmou que manteve mais de uma dúzia de conversas com líderes de diferentes países e que sua equipe está em contato constante com os EUA.
Aliados da Ucrânia têm demonstrado preocupação de que Trump esteja disposto a fazer concessões demais a Putin, que reivindica a península ucraniana da Crimeia — ilegalmente anexada pela Rússia em 2014 —, assim como as regiões ucranianas de Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson, no leste e sul, que suas tropas não controlam totalmente.
Trump reconheceu nesta sexta que vê uma troca de territórios como parte provável de qualquer acordo.
“Estamos analisando isso, mas também buscando recuperar algumas áreas e fazer trocas — complicado — não é nada fácil”, disse Trump. “É muito complicado. Mas vamos recuperar algumas áreas, vamos trocar outras. Haverá troca de territórios para o benefício de ambos, mas vamos falar sobre isso mais tarde, amanhã ou quando for.”
Zelensky tem reiterado que não está disposto a ceder nenhuma parte do território ucraniano, exigindo que a Rússia retire suas tropas e pague reparações pelos danos causados ao país desde a invasão em fevereiro de 2022. Trump, no entanto, descreveu o líder ucraniano como disposto a trabalhar para concluir um acordo.
“O presidente Zelensky precisa ter tudo o que for necessário, porque ele vai ter que se preparar para assinar algo, e acho que está trabalhando duro para que isso aconteça”, disse Trump.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2019/5/g/YBnA0NRMesOduEE2aJDA/foto17int-101-trump-a11.jpg)
[ad_2]
Source link









